segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Decifrando a mente #2 - Percepção

 

Os cinco Skandas são: formas, sentidos, percepção, formação mental e consciência.

Já vimos sobre os sentidos e vamos ver as formas mais tarde, quando estudarmos o Prajnaparamita. Hoje vamos estudar a Percepção.

Nossos sentidos trazem informações limitadas sobre o ambiente ao nosso redor. Nossa mente então realiza a percepção dessas informações, selecionando apenas as partes que interessam, de acordo com nossos estados mentais e nossa energia no momento.

Por exemplo, quando estamos dormindo, não enxergamos nada. Nossa audição também fica drasticamente reduzida e às vezes nem sentimos quando alguém nos toca. Da mesma forma, se estamos com baixa energia, mesmo conscientes, percebemos apenas uma ínfima fração daquilo que enxergamos, ouvimos etc. E se estamos totalmente focados em alguma coisa, não percebemos as diversas outras coisas que acontecem ao redor no mesmo instante. Isso já foi demonstrado em vídeos onde precisamos contar quantas vezes uma pessoa pula, e não percebemos um ator vestido de elefante passando por trás dessa pessoa. Em uma conversa numa mesa de bar, com várias pessoas conversando ao mesmo tempo, geralmente só conseguimos prestar atenção em um diálogo e não conseguimos prestar atenção nos demais assuntos que estão sendo falados. Se estamos andando na rua, olhando para um celular, a chance de sofrermos um acidente por desatenção é enorme, e é por isso que é proibido dirigir e falar ao celular ao mesmo tempo.

Nossa mente precisa focar em um assunto e, para isso, precisa descartar todo o resto, pois é informação demais para ser processada pelo cérebro. Nas postagens futuras, veremos como a mente faz para selecionar somente os fragmentos que interessam ao estado mental vigente, e como ela interpreta essa informação de forma bastante questionável, criando realidades ilusórias e fantasiosas a cada instante. 

Portanto, nossos sentidos já trazem apenas uma parte da realidade ao nosso redor, e a nossa mente ainda reduz essa informação apenas àquilo que a interessa no momento. Vivemos no mundo aproveitando  apenas cerca de 5% de tudo o que nos rodeia. Somos quase zumbis na Terra, sem desfrutar das imensas maravilhas que acontecem a cada instante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário