quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

ALTAR DE BUDDHA




















Não é necessário ter um altar de Buddha em casa. Nem uma estátua de Buddha. Ninguém precisa ter. Mas para os que quiserem, basta ter em mente que não precisa muita coisa para se montar um belo altar.

Escolha um local adequado, sem movimento, preferencialmente onde você pratica meditação. No meu caso, montei o altar sobre um pequeno criado-mudo no canto do quarto.

O mais importante é que o altar tem o objetivo de reverenciar o Buddha. Para isso fazemos a oferenda de flores, água e/ou óleo, incenso e velas.

Esses elementos ficam dispostos como na foto: flores do lado esquerdo, vela do lado direito, incenso à frente da imagem de Buddha e um recipiente com água ou óleo no meio, entre a imagem de Buddha e o incenso.

A imagem de Buddha pode ser uma estátua, grande ou pequena, de madeira ou qualquer outro material, ou uma foto ou qualquer coisa que tenha para você o significado de sua natureza búdica. Uma amiga minha usa uma minúscula estátua de um santo católico, pois ela associou esse santo a Buddha quando ainda era criança. Um outro amigo meu tem uma pedra de rio meio redonda e até parecida com aquela famosa estátua do Buda gordo. Como a natureza búdica está em todo lugar, qualquer coisa pode representar o Buddha.

A estátua ou imagem geralmente fica mais elevada que os demais elementos. No meu caso eu sentei ela em cima da caixa de fósforos que uso para acender os incensos.

As flores podem ser vivas, em um vaso (como o meu) ou colhidas e trocadas sempre que murcharem. As flores servem para nos lembrar da impermanência das coisas. Tudo que é vivo e belo, um dia envelhecerá, enrugará e morrerá. Assim é a natureza.

Este altar que montei não deve ter custado mais do que R$ 10,00, com estátua e tudo. Mas cada um é livre para fazer como quiser e gastar o quanto quiser.

Existem altares prontos à venda. São móveis muito bem trabalhados, lindíssimos, com portas de vidro e todos os elementos dispostos em prateleiras. Preciosas peças de decoração, como pode ser visto na figura abaixo:



Dizem que um altar tem também a função de proteger a residência e as pessoas que nela moram, mas isso é pura superstição.

Enfim, cada um pode fazer seu altar da forma como preferir. O que importa é a intenção. Além disso, precisamos nos lembrar sempre que Buddha não pode ser encontrado FORA de nós, em nenhum móvel ou estátua, mas sim DENTRO de nós, e essas oferendas nada mais são do que um sinal de respeito pela natureza búdica à qual todos nós pertencemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário