quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

2012

Feliz ano novo.

Qualquer leigo pode achar a coisa mais chata do mundo alguém tentar lembrar que a idéia de tempo foi criada pelo homem, que não existe passado nem futuro, que só o que temos é o presente, portanto não faz qualquer sentido falarmos sobre 'ano novo'. Sequer 'ontem' ou 'amanhã'.

Mas esse é um blog sobre budismo e preciso tocar nesse assunto.

Nesses dias de festividades tomei a liberdade de ir ao costão da Guarda do Embaú para meditar um pouco. Em um local o mais reservado da vista dos turistas possível. Lá, olhando para as ondas estourando nas pedras, aprofundei bastante a meditação e tive alguns insights interessantes.

As ondas estouravam nas pedras, e atrás das pedras havia algumas piscinas naturais.

Algumas ondas são fraquinhas, às vezes devoradas pelas ondas maiores que vêm atrás e nem sequer chegam à praia.

Outras são mais fortes, conseguem chegar à praia, estouram nas pedras e conseguem derramar alguma água sobre as piscinas naturais, ou seja, mesmo após 'morrer', deixam uma continuidade.

Poucas ondas são realmente muito fortes, do tipo que utiliza a energia das ondas menores, arma-se com grande poder e arrebentam-se às pedras jorrando respingos a elevadas alturas. Como um mini-tsunami, invadem as piscinas naturais com violência e após 'morrer' nas pedras continuam com força, levando água e espuma até locais normalmente intocados e secos.

Agora fazemos um paralelo, comparando essas ondas com a nossa vida atual. Que tipo de 'onda' você é? Que tipo de contribuição você está deixando para o mundo? Quantas pessoas você está afetando, e de que forma?

Você vive uma vida medíocre, sem deixar marcas, sem alcançar seus objetivos, sem preocupação com sua continuidade, sem ajudar outras pessoas, sem integrar-se à comunidade ou ao seu meio-ambiente, ou mesmo às coisas à sua volta? É apenas um número, uma sombra a mais na humanidade sem qualquer importância?

Ou você é uma pessoa normal, que consegue alcançar alguns objetivos, influi de certa forma sobre outras pessoas e está deixando uma continuidade para as gerações futuras?

Ou então você é uma pessoa excepcional, um Boddhisattwa, um grande líder que influencia poderosamente sobre as outras pessoas, que com pouco esforço causa enormes resultados, e que está deixando um legado para o futuro como um verdadeiro tsunami?

Se você é uma onda do primeiro tipo, medíocre, e se tem interesse em tornar-se uma onda poderosa e deixar uma grande contribuição para a humanidade, então você precisa verificar o que é que está tirando sua energia, o que está bloqueando suas ações, o que está minando seus esforços.

Resolva esses bloqueios, libere sua energia e as pessoas ao seu redor perceberão o seu avanço, as melhorias que acontecem na sua vida, o brilho nos seus olhos.

Faça essa reflexão sobre sua vida. Como você pode se livrar das coisas que consomem sua energia, seus recursos, e como você pode se tornar a mudança que você quer no mundo? Como você pode simplificar sua vida, alocar melhor seus recursos e dedicar a realizar seus maiores objetivos?

Se 2012 for realmente o último ano antes de um grande holocausto, você tem bem pouco tempo para tornar-se uma onda poderosa e realizar seus mais profundos sonhos. E se não for o fim do mundo, lembre-se que o tempo não existe, que você só tem o momento presente, então a situação é bem pior: Você precisa realizar-se HOJE.

Dedique-se a viver o seu sonho e torná-lo realidade, aqui e agora.

Sucesso, felicidades, paz e harmonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário