terça-feira, 17 de abril de 2012

Acorde, Bodhisattva!!

Um irmão no Dharma a quem devo o maior respeito comentou comigo há cerca de dois anos:
- Flávio, você é um verdadeiro Bodhisattva.
Infelizmente não pude retribuir a este irmão no Dharma à altura de suas expectativas por uma série de fatores que agora não vêm ao caso, e sinceramente sinto muito por isso até hoje. O importante é que esta ideia - você é um Bodhisattva - permaneceu sendo ruminada em minha mente, até que há alguns dias tive um insight muito intenso sobre este assunto e "caiu a ficha".
Todos nós somos Bodhisattvas. Todos nós somos Buda. De verdade. Apenas não acordamos para isso ainda. Estamos com o foco nas árvores e por isso não conseguimos ver a floresta.
Por isso, toda vez que minha mente começa a divagar e se enrolar em seus tradicionais emaranhados do tipo "e se acontecesse tal coisa" eu me lembro da frase: "Acorde, Bodhisattva!!" e rapidamente retorno para o aqui-agora. Afinal, como qualquer pessoa, eu sou um Bodhisattva e tenho muito mais o que fazer do que desperdiçar minha energia mental em labirintos ilusórios inúteis.
Fica meu profundo agradecimento a este grande irmão Mahayana por ter plantado uma simples semente que acabou germinando e dando origem a uma bela árvore. Gasshô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário