quarta-feira, 20 de outubro de 2010

As Quatro Dhyanas Básicas (Rupasamadhi)

Dhyana, consequentemente, implica em algum grau de desapego pessoal. A tradição budista afirma que há quatro tipos de Dhyana.

Primeira Dhyana: Este é um estado de concentração no qual o distanciamento provoca sentimentos de alegria e enlevo. A mente do estudante permanece ativa - embora não mais tão dispersa - e o pensamento discursivo predomina. Isto é o que podemos chamar de concentração reflexiva.

Segunda Dhyana: Quando o pensamento discursivo se exaure, a mente se pacifica. Sua concentração fica, digamos, mais aguda, unifocada. O estudante alcança um estado de paz interior e permanece imerso na alegria e exaltação.

Terceira Dhyana: Neste ponto, todos os sentimentos de exaltação desaparecem. A mente está totalmente consciente e um sentimento de paz interior permanece, vindo do distanciamento ou alheamento (Upeksa em sânscrito, Upekkha em Pali). Upekkha não conhece alegria ou dor. É o estado da mente que encontrou um tal equilíbrio qu é capaz de parar de fazer discriminações. É por esta razão que a esta palavra "Upekkha" é também traduzida como "equanimidade".

Quarta Dhyana: Ou "cittaitakagrata" em Pali: significa que a mente alcança um estado de total, completa consciência, e concomitantemente se torna vazia de todas as emoções. Purificada pela equanimidade (Upekkha) e pela pura e plena atenção (sati), ela finalmente está pronta para atingir uma sabedoria mais elevada e começar a prática das Quatro Dhyanas da Não-Forma, ou as Quatro Dhyanas sem Forma.

Moriyama Roshi
Primeiros Passos no Zen
Ed. Bodigaya, p.47

Nenhum comentário:

Postar um comentário