terça-feira, 5 de abril de 2011

No dia 9 de abril a Comunidade Zen Budista de Florianópolis, por meio do Instituto Educacional Todatsu em parceria com a Associação Nipo Catarinense realizará na Praça Getúlio Vargas, em frente ao Templo Daissen Ji, o 1° Hanamatsuri de Florianópolis em que comemoramos os 2635 anos do nascimento de Buda.

A tradução literal de Hanamatsuri é Festa das Flores. É também o nome da festa que no Japão, no dia 8 de abril, relembra-se o nascimento de Siddhārtha Gautama, o Buda, que significa "o iluminado" ou "aquele que acordou".

No Hanamatsuri, a imagem do pequeno Buda está rodeada de flores e sobre sua cabeça verte-se um chá naturalmente doce chamado Amacha, feito a base de hortência. Hanamatsuri festeja o nascimento de Buda, que nos mostrou o caminho da iluminação através da meditação, a qual traz harmonia e permite acordar para a vida.

Além da cerimônia religiosa dirigida às pessoas atingidas pelas catástrofes no Japão, serão realizadas apresentações de artes marciais e folclóricas. Haverá barracas com mostras de aspectos da cultura japonesa e de comercialização de produtos.


Comunidade Zen Budista de Florianópolis - www.daissen.org.br

Associação Nipo Catarinense - www.nipocatarinense.org.br

Nipocultura - www.nipocultura.com.br

domingo, 3 de abril de 2011

PROTESTO DIFERENTE CONTRA O AUMENTO DA GASOLINA

Diariamente recebo várias cópias daquele famoso e-mail que diz que não é mais pra abastecer em postos da Petrobrás e etc como forma de forçar a diminuição do preço da gasolina.

Mesmo assim a gasolina nunca baixará desta forma por motivos simples:
1) O governo JAMAIS vai baixar os impostos da gasolina, pois essa é uma das vacas leiteiras dele. Não importa o partido que estiver no governo.
2) O petróleo está ficando cada vez mais raro, consequentemente, pela lei de oferta e procura do mercado, não há lógica nem esperança alguma que a gasolina um dia vá ter seu preço reduzido mantendo seu consumo atual.
3) Mesmo que em um determinado dia você não abasteça em um posto Petrobrás, no outro dia vai abastecer e eles não se importarão nem um pouco com isso. Você vai precisar abastecer em algum lugar de um jeito ou de outro.
4) E finalmente, para os mais desinformados, a Petrobrás é a principal fornecedora da gasolina que abastece os postos Esso, Ipiranga, Shell, etc, no Brasil, portanto vc pode trocar de posto à vontade, a gasolina será sempre da Petrobrás, ou pelo menos a maior parte dela.

O que realmente funciona para redução do preço da gasolina:
1) ANDE DE BICICLETA. Além de ser ótimo para a saúde, evita a poluição, a destruição da camada de ozônio, é bom para seu bolso, é ecologicamente correto e evita congestionamentos, entre dezenas de outros benefícios.
2) VÁ DE ÔNIBUS. A maioria das cidades brasileiras têm hoje um bom serviço de transporte público. É melhor um único veículo consumindo diesel do que 40 veículos consumindo gasolina, e é muito mais barato para você.
3) CARONA. Combine com seus amigos quem será o motorista da vez.
4) MORE PERTO DE SEU TRABALHO, reduzindo ou eliminando a necessidade de usar veículos para ir trabalhar todos os dias.
5) PREFIRA AUTOMÓVEIS ECONÔMICOS E ECOLÓGICOS, a álcool, flex, ou preferencialmnete híbridos (quando chegarem ao Brasil). Se puder comprar um carro elétrico, melhor ainda.
6) PREFIRA CARROS PEQUENOS para uso diário. Tipo o Smart. São muito mais econômicos e cabem em qualquer canto.
7) VÁ DE MOTO. Têm mais flexibilidade e agilidade no trânsito e fazem 40 quilômetros por litro de gasolina.

Baixando o consumo da gasolina, pela própria lei de oferta e procura, o mercado forçará a redução do preço. Não há outra forma.

O ideal obviamente é conseguirmos alcançar a auto-suficiência energética, sem depender de combustíveis fósseis e poluentes. Já imaginou um dia podermos viver em um mundo que não dependa do petróleo?

O sistema capitalista atual é baseado no tripé "economia - informação - capital".
  • Economia = dinheiro.
  • A Informação depende 100% de computadores hoje em dia, que dependem 100% da eletricidade. Já imaginou um banco moderno voltar a trabalhar com ábacos?
  • O Capital é a soma de infindáveis recursos, sendo que indubitavelmente o mais importante de todos atualmente é o petróleo. O petróleo é o combustível que move a economia.
A falta de qualquer um dos recursos acima (dinheiro, eletricidade, petróleo) causa colapsos tão grandes que chegam a ameaçar a própria vida humana nas grandes cidades. Precisamos nos livrar dessas dependências para termos uma vida mais humana, natural e feliz.

Que todos possam se beneficiar.