Após alguns anos de prática de meditação, é possível entrar em Samadhi em poucos segundos, em qualquer lugar, quando se desejar.
O praticante torna-se senhor do Samadhi. Tem domínio sobre ele.
No começo, é necessário grande esforço e fazer uso de muletas como mantras, visualizações, exercícios respiratórios, mentalizações, etc. Após vários minutos repetindo incessantemente um mesmo mantra, por exemplo, a mente se cansa e o Samadhi pode aparecer.
Quando há o domínio sobre o Samadhi, ele pode ser instalado a qualquer instante sem esforço. Basta uma única respiração profunda e prestar atenção no aqui-agora, deixando os pensamentos irem e virem, sem qualquer apego. Os pensamentos são como anzóis lançados contra a mente, mas se ela não lhes dá atenção, os anzóis não conseguem fisgar nada e a torrente de pensamentos se quebra. Repentinamente a mente cansa, se torna tranquila e límpida sem nenhum esforço e o Samadhi acontece.
Com a prática, o Samadhi vai ficando mais profundo, mais claro, mais pleno. Você começa a perceber que está no comando, que sua mente não está mais o carregando de um lado para outro como uma folha solta no rio. Você está no centro, e usa a mente para fazer o que quiser. As situações são mais claras, os sentimentos são mais verdadeiros, as decisões são mais fáceis, as ações geram maiores resultados.
Mesmo que você estivesse em uma prisão sua mente continuaria livre. Mesmo que estivesse mergulhado no pior dos infernos, ainda assim veria a beleza ao seu redor e estaria feliz. Mesmo afundado na mais negra e profunda escuridão, sua luz continuaria a brilhar intensamente.
E sem esforço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário