terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Mudanças

Nada na vida é estático. Se é estático, não tem vida.

Hoje podemos estar em uma situação confortável, uma boa casa, um bom emprego, um bom carro. Amanhã, tudo isso pode virar de pernas pro ar.

Hoje você pode estar em uma cidade. Amanhã poderá estar em outra, sem qualquer referência, meio perdido, entre pessoas que você não conhece.

A vida é assim mesmo. Ela muda o tempo todo. Não temos domínio sobre isso.

Sabe aqueles planos que fazemos todos os finais de ano, os 'objetivos para o ano novo'? No final de cada ano, encontramos esses planos em alguma gaveta e percebemos que muito pouco daquilo que foi planejado realmente aconteceu. Mas por que? Porque todo dia aparecem situações novas, fatos novos, totalmente imprevistos, que alteram completamente os objetivos inicialmente traçados.

Sábio é aquele que sabe fluir com essas mudanças sem esforço, deixando-se levar pelo fluxo da vida, nadando a favor das correntes. Com essa energia acumulada, realiza grandes obras com pouco esforço. E amanhã, aquelas obras já não são importantes. Novas obras estão sendo realizadas, e assim sucessivamente.

Sem apego, vivendo o aqui-agora, basta seguir o fluxo da vida, aceitando as coisas como são e agindo de acordo com esta corrente.

Cada momento tem guardado dentro de si algo de realmente maravilhoso. O problema é que geralmente não estamos 'conectados' com o momento presente e não percebemos as maravilhas que estão ao nosso redor, a todo instante.

Faça este exercício: Pare agora, por 30 segundos, e apenas observe as coisas à sua volta. Mesmo dentro de um escritório frio, há algo de maravilhoso acontecendo. Se olhar pela janela então, verá o esplendor do dia em toda sua exuberância, os pássaros voando e o sol brilhando (ou a chuva caindo) em seu próprio ritmo silencioso e na mais profunda paz, sem dar qualquer importância à correria insana da sociedade humana. E isso é muito mais do que maravilhoso.

"Cada momento é novo" - Saikawa Roshi

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Cobranças e Obrigações

Tenho percebido que o nível de cobranças, obrigações e responsabilidades aumenta a cada dia.

Isso é muito interessante, pois ao mesmo tempo fico sabendo de casos de pessoas que simplesmente não estão nem aí com a vida e passam os dias de forma totalmente irresponsável e sem qualquer respeito aos seus próximos ou ao meio ambiente onde vive.

Por isso penso que o aumento progressivo das obrigações e responsabilidades é inerente ao avanço no Caminho, pois a cada dia nos tornamos mais conscientes de alguma coisa e portanto adquirimos responsabilidade sobre aquilo que compreendemos.

As pessoas nos cobram uma postura cada vez mais íntegra, mais ética, mais profissional. A sociedade exige resultados, rapidez, agilidade, desempenho, crescimento profissional e financeiro.

Com a mente clara e consciente, apenas baixamos a cabeça para essas novas exigências e dizemos "Hai" - Sim. Aceitamos as novas responsabilidades sem medo e até puxamos para nós responsabilidades que não seriam nossas.

Quando chega o ponto que percebemos que o nível de cobrança é maior do que nossa capacidade de atender às nossas responsabilidades, ao invés de reclamarmos ou de cair em depressão, pelo contrário, pedimos ainda mais responsabilidades e damos mais duro no trabalho.

Alguns ajustes nas rotinas liberam tempo e, com organização e disciplina, conseguimos dar conta do recado.

Alguns dias depois, olhamos para trás e percebemos que vencemos mais um grande desafio, aprendemos, crescemos e nos tornamos seres humanos melhores.